O Coren-PR (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná) destacou nesta sexta-feira, 7, as enfermeiras e enfermeiros que estão nos comandos das secretarias de saúde nas cidades do Paraná. Nesta quarta-feira, 4, a enfermeira Marcia Huçulak assumiu a gestão da área em Curitiba. “A formação de Marcia, aliada a experiência profissional, reconhecida em todo estado, trará bons resultados para a saúde dos curitibanos, principalmente no que diz respeito à atenção primária, reorganização do sistema e redimensionamento do quadro de profissionais que atuam no setor”, afirma a presidente do Corem-PR, Simone Peruzzo.

No Paraná, segundo Coren-PR, já são muitos enfermeiros atuando como gestores municipais da saúde, levando para a administração habilidade e experiência de anos na enfermagem. Em Cascavel, o enfermeiro Rubens Griep responde pela pasta. Em Arapongas, a secretária é Márcia Krempel, enfermeira com especializações em diversas áreas e ex-presidente do Conselho Federal de Enfermagem.

Andréia Vilar, de Paranavaí, leva para a secretaria de saúde a experiência de enfermeira supervisora da Santa Casa. A enfermeira Aline Biezus, secretária de Francisco Beltrão, com experiência de anos de trabalho na saúde pública e de coordenadora geral da Upa 24 horas, e Cecília Cividini da Silva está aplicando seu conhecimento como enfermeira e responsável técnica do curso de enfermagem do Senac no comando da secretaria municipal de Umuarama.

Para Simone Peruzzo, a atuação dos enfermeiros na administração pública traz grandes benefícios ao SUS pois são profissionais formados para cuidar das pessoas e coletividades, sempre com o olhar voltado para a ética e o respeito. “A vocação para o cuidar é nata e a formação agrega conhecimentos de planejamento e gerenciamento. Muitos enfermeiros têm assumido a função de secretário de saúde, mostrando competência e responsabilidade e revelando a capacidade da enfermagem em transformar realidades em prol da sociedade”.

(foto: Coren-PR)